Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Filosofia Política na Idade Moderna-Pensamento de John Locke

Introdução


Neste pequeno trabalho faz a referência do pensamento político de John Locke na Idade Moderna.

















































O contrato Social e a Origem do Governo, segundo John Locke

Locke pensa que qualquer poder exercido sobre as pessoas – exceptuando os casos de auto-defesa ou de execução da lei natural – só é legítimo se tiver o seu consentimento.

Nem outra coisa seria de esperar entre pessoas iguais e com os mesmos direitos naturais. Assim, a existência de um poder político só pode ter tido origem num acordo, ou contrato, entre pessoas livres que decidem unir-se para constituir a sociedade civil. E esse acordo só faz sentido se aqueles que o aceitam virem alguma vantagem nisso.

Apesar de parecer que Locke caracteriza o estado de natureza como um estado quase perfeito, não deixa de reconhecer alguns inconvenientes que, mais cedo ou mais tarde, iriam tornar a vida demasiado instável e insegura. Isto porque há sempre quem, movido pelo interesse, pela ganância ou pela ignorância, se recuse a observar a lei natural, ameaçando constantemente os direitos das pessoas e a propriedade alheia. Locke dá o nome genérico de «propriedade» não apenas aos bens materiais das pessoas, mas a tudo o que lhes pertence, incluindo as suas vidas e liberdades.

Assim, parece justificar-se o abandono do estado de natureza em troca da protecção e estabilidade que só o governo pode garantir. Locke torna esta ideia mais precisa indicando três coisas importantes que faltam no estado de natureza e que o poder político está em condições de garantir:

1. Falta uma lei estabelecida, conhecida e aceite por consentimento, que sirva de padrão comum para decidir os desacordos sobre aspectos particulares de aplicação da lei natural. Isto porque, apesar de a lei natural ser clara, as pessoas podem compreendê-la mal e divergir quando se trata da sua aplicação a casos concretos.

2. Falta um juíz imparcial com autoridade para decidir segundo a lei, evitando que haja juízes em causa própria. Isto porque quando as pessoas julgam em causa própria têm tendência para ser parciais e injustas.

3. Falta um poder suficientemente forte para executar a lei e fazer cumprir as sentenças justas, evitando que aqueles que são fisicamente mais fracos ou em menor número sejam injustamente submetidos pelos mais fortes ou em maior número.

É para fazer frente a estas dificuldades que as pessoas decidem abrir mão dos privilégios do estado de natureza, cedendo o poder de executar a lei àqueles que forem escolhidos segundo as regras da comunidade. E ainda que se possa dizer que ninguém nos perguntou expressamente se aceitamos viver numa sociedade civil, Locke defende que, a partir do momento em que usufruímos das suas vantagens, estamos a dar o nosso consentimento tácito. Caso contrário, teríamos de recusar os benefícios do estado e de viver à margem da sociedade.





Filosofia Politica na Idade Moderna

Visão de John Locke (1632-1704): Este filósofo divide o Estado Natural ou transforma o Estado Natural em Contracto Social.







Estado Natural

A Lei da Natureza obriga a todos a terem respeito mutuo em sua vida, liberdade, saúde, prosperidade, etc. Neste estado, há punições dos transgressores desta lei. Ninguém deve causar danos aos outros.





Estado Social ou Civil

Neste tipo de estado, os cidadãos delegam e confiam a um grupo a onde são empossados como membros do Estados como forma de salvaguarda e defesa dos seus direitos.





















Bibliografia

http://alfafilos.blogspot.com/2007/05/o-contrato-social-e-origem-do-governo.html

pt.wikipedia.org/wiki/Contrato_social

jus2.uol.com.br › ... › modelos de estado

www.arqnet.pt/portal/teoria/locke.html

Sem comentários:

Enviar um comentário